Com Fruta e Gengibre – maio 2009

Depois de muito trabalho está finalmente pronto o cd “Com Fruta e Gengibre”. Foram quase 15 meses de problemas, luta, concentração, enrolação (não nego!), mas principalmente: muito riso e descoberta. E muita força de pessoas que jamais serão esquecidas. Foi um longo caminho desde o processo de composição até ouvir essas músicas no formato atual.

O interessante é que esse cd seguiu um caminho diferente. No nosso último trabalho nós tocávamos as nossas músicas e depois eu tentava vender o cd. Muitas pessoas não davam a mínima atenção.

Com as novas músicas as pessoas pediam o cd e a gente não tinha! Com isso aprimoramos batidas e sacamos o que funciona ao vivo.

Hoje as músicas tem vida própria. Muitas versões de voz e violão e pré-mixagens já estão nos celulares e nos mp3 da galera. Com isso o pessoal já aprendeu a cantar a maioria das nossas músicas. E isso sempre foi um estímulo. “Agradeço demais!”.

Não me lembro onde li (e nem quem falou): “antigamente tocávamos, tocávamos, tocávamos pra aí gravar um disco. Hoje tem banda que nunca tocou e já tem cd.” Hoje então com a internet a coisa desandou. Todos querem um pouco de atenção do estranho atrás da outra tela. Bandas gravam 2, 3 cd´s por ano, recém-nascidos e viagens estão no orkut, nossos humores no msn messenger...

Acredito e acho legal algo acontecer pela internet, mas uma banda tem que tocar. Como um amigo deve ligar no nosso aniversário. “Não posso negar o valor disso tudo, mas viver pra isso é absurdo!”.

Mudamos e muito os nossos sons... mas no final fica a essência da alegria, da brincadeira, do amadurecimento (sem ser pesado ou ácido). “Há tanta coisa linda pra conhecer...”

Vejo uma galera doida e “quebrando tudo”. Mas também vejo pessoas que trabalharam e querem se divertir, desligar um pouco, sorrir... e não há mal nisso. Fico feliz de fazer parte disso com as músicas. Curtam!!! Mas cuidem do fígado...

Sempre quis fazer músicas que pudessem tocar numa festa ou churrasco... músicas que as pessoas pudessem ouvir juntas. Que fizessem sorrir. Músicas que confortassem. Que fizessem (se a pessoa quiser!) pensar... acho que consegui.

Acredito e muito na energia dos nossos pensamentos e sentimentos e sei que a cada momento em que você ouvir esse cd, conversar sobre os sons ou cantarolar algum verso eu sentirei um conforto. Uma alegria. Daquelas que não se explica.

Somos UM.

Beijos e abraços,

Rafael

As Músicas...


Acredite! (Rafael Corrêa)

A “idéia mãe” de ‘Acredite!’ nasceu na época em que gravávamos pela 1ª vez. Antes de perdermos tudo! (Façam backup!!!). Talvez se a gravação rolasse normalmente ela não estivesse no set. E a força do trabalho não seria a mesma. Ela é vital. Alguém que descobriu o amor e está encantado com isso. Amor, encantamento, vida, magia, alegria... quer isso!? Acredite!

Com Fruta e Gengibre (Rafael Corrêa)

Som forte e pulsante. Captura o ouvinte antes que ele possa entender o que está acontecendo. Ela foi a música que deu a certeza de que era hora de mudar os rumos das composições e que tínhamos que gravar.

A aceitação é imensa.

Brincadeiras, drinks, abraços, beijos... felicidade. E amor!

Gostoso Demais (Rafael e Rodrigo Freitas)

No início resisti à idéia de colocar ‘Gostoso Demais’ no repertório. Não queria uma pegada sertaneja na estrutura da música (a melodia inicial já remetia ao estilo). Mas a força do som fez com que trabalhássemos pra que o som chegasse no formato atual.

Folk com refrão “pista”. Música com muito apelo pop. Uma das favoritos do público feminino. Valeu Freitas e Daniel!

Me Divirto e Danço (Rafael e Serginho Kadu)

Persigo esse tema (praia) desde a época do “Se Entrega, Cafona!”... tinha um som que eu curtia muito que chama “Operação Descida” (galera zuando na praia). Nada sintetiza melhor descontração, férias, brincadeira e lazer do que praia. Com amigos? Melhor ainda!!!

Numa 1ª audição ‘Me Divirto e Danço’ pode parecer boba e que só fala de festa.

Mas há muito mais ali. Muito.

A 1ª versão tinha 20 minutos! Foi uma luta pra reorganizar e chegar aos 8 minutos.

Sonho com o dia em que alguém vai tocar esse som em um lual...

Salve o mar, o luar, o amor, o Brasil... a beleza da galera! Aproveite a juventude! (Com limite!!! Rs!). Depois parece que foi um sonho... pra mim foi um sonho bom...

A Rede (Rafael Corrêa)

Uma das minhas letras favoritas. Fui feliz nos versos, trocadilhos e inversões.

Aprecio e uso muito a net, mas ficar esperando alguém entrar no msn pra conversar ou deixar um recado no orkut de alguém querido desejando feliz aniversário não parecem o ideal pra mim.

Usar “a rede” como ferramenta (poderosa) e nada mais.

É muita exposição, fotos felizes, egos, notícias inúteis... prefiro o seu abraço!

Cada Um Segue Seu Caminho (Rafael Corrêa)

Essa foi a 1ª música que ensaiamos no “nova fase” de composições. É uma música antiga (criei em 2001) que está há muito tempo procurando seu espaço. Gravei num cd que divulguei e muito num hotel que trabalhei por muito tempo... os cds eram gravados um a um. Essa música fez muitos adolescentes se emocionarem nos momentos de despedida do hotel. É uma letra crua e sincera. É ótimo quando encontramos alguém e temos coisas pra falar. Mas muitas vezes confundimos amizade com convivência e coisas em comum. Quando isso acontece é natural que cada um siga seu caminho.

Vitória (Rafael Corrêa)

‘Vitória’ é uma música que já nasceu épica por tratar de um assunto tão sério e delicado como o casamento. Casar... por que casar? Já tenho 30, engravidei, chega de balada, preciso constituir família, me desiludi demais, achei alguém certinho... com as novas leis até quem mora junto já tem os direitos legais. Nas escolas infantis é difícil achar quem mora com os pais. Em reuniões de amigos sempre rolam alguns comentários de insatisfação...

‘Vitória’ nasceu de uma conversa sobre o que passa na cabeça de um cara muito apaixonado e bem resolvido (é assim que deveriam nascer as novas famílias!) quando vê a sua futura mulher e companheira vindo em sua direção... é um estado de espírito que não dava pra explicar antes de ‘Vitória’... agora dá. Vida, cor, amor... tudo é permitido quando se destrói o fim.

Caminhos Pra Voltar (Rafael Corrêa)

Sempre gostei de músicas lentas e com climas... ‘Caminhos Pra Voltar’ é uma das minhas músicas favoritas. Quando criei a harmonia eu pensei em escrever uma letra pra começar o dia... uma letra onde a pessoa fizesse uma mini-reflexão sobre sua vida pra encarar o mundo com os pensamentos limpos e organizados. Após muito divagar sobre o tema eu cheguei a conclusão que em determinados momentos precisamos partir pra que as pessoas possam sentir a nossa falta e dar o devido valor. Há muita expectativa nos dias de hoje... são cursos de auto-ajuda, palestras motivacionais, carros com opcionais que nos diferenciam da multidão. Mas e eu? E o que sinto? E o que você sente!? Isso é o que mais importa.

Sou amado, sou querido, penso em quem foi atrás de algo melhor (torço por nós), fui esquecido, magoei (talvez sem saber)... com a ajuda de Deus e de quem me ama eu espero sempre achar os caminhos pra voltar.

Que Deus nos abençoe!

Acredite na Alegria!